terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Para garantir o direito de ir e vir | Jornal O Fluminense

GPS deve auxiliar deficientes visuais na locomoção

Através de um dispositivo no aparelho de telefone celular será possível para o deficiente visual pegar um ônibus e ir para onde deseja.
A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) analisa projeto piloto desenvolvido em Curitiba (PR), onde, usando o sistema GPS (Sistema de Posicionamento Global), o portador de deficiência pega linhas de ônibus cadastradas por ele para ir ao seu destino. Se aprovado, o dispositivo pode ser implantado na Região Metropolitana do Rio, principalmente Niterói. A entidade deverá dar seu parecer até o início de fevereiro.
De acordo com Clayton de Souza Silva, diretor comercial da Empresa Brasileira de Engenharia de Computação, o projeto foi apresentado em setembro do ano passado e, desde então, vem sendo usado experimentalmente na capital paranaense.
“Esperamos conseguir apoio das empresas de ônibus para implantar o projeto”, disse Clayton, informando que o custo não foi ainda estimado.
A secretária municipal de Acessibilidade e Cidadania, Tânia Rodrigues, elogiou o projeto. “Ele é interessante. Esperamos parecer da Fetranspor para a implantação dele nos ônibus”, informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário