sábado, 21 de janeiro de 2012

Detran deve inaugurar seu segundo posto em Niterói | Jornal O Fluminense

Unidade ficará pronta dentro de quatro meses e novo prédio do órgão ocupará espaço de uma escola estadual que está desativada no bairro do Engenho do Mato, na Região Oceânica da cidade


As obras do novo posto do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran) em Niterói estão próximas de serem iniciadas. De acordo com o órgão responsável, o posto deverá ser construído no terreno do antigo Colégio Estadual Fagundes Varela, na Estrada Irene Lopes Sodré, no Engenho do Mato, na Região Oceânica.

Segundo Carlos Boechat, gerente regional dos postos do Detran de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí, o objetivo é desafogar a unidade central no Fonseca, Zona Norte. A estimativa de atendimento é de 300 carros por dia apenas para vistoria veicular.

“Inicialmente o posto irá realizar apenas serviços de vistoria de veículos, o que já desafoga bastante o posto do Fonseca, que atende hoje cerca de mil pessoas por dia. A frota de Niterói aumentou muito e só em 2011 emplacamos 19.100 automóveis. Com isso, o posto do Fonseca não está suportando tanta demanda, havendo necessidade de um novo espaço”, afirmou.

Além do Engenho do Mato, o bairro da Ponta da Areia também havia sido inicialmente cotado para a construção do posto. Mas, de acordo com o Detran, o terreno da Região Oceânica foi definido para sediar o posto e a escolha está em processo final de negociação com a Secretaria de Estado de Educação.

A previsão é que as obras durem cerca de quatro meses e a nova unidade esteja funcionando no segundo semestre.

Para Carlos Boechat, o local escolhido para a construção do posto é estratégico por ser de fácil acesso e por conseguir atender não apenas a população de Niterói, como também de Maricá e São Gonçalo.

A disputa pelo terreno tem também um interessado: a Prefeitura de Niterói. De acordo com o governo municipal, “existe um processo em tramitação junto à Seeduc para que o terreno da Escola Estadual Fagundes Varela seja cedido ao município de Niterói, visando a construção de uma escola de ensino fundamental nessa região, uma vez que o local possui apenas uma unidade de educação infantil”.

Escola – Em novembro do ano passado, O FLUMINENSE noticiou que moradores do Engenho do Mato estavam preocupados com o estado de abandono do Colégio Estadual Fagundes Varela que, na época, abrigava uma moradora de rua que tentava sobreviver comercializando terras do local.

Maricá – Segundo o Detran, outro posto será construído em São José do Imbassaí, em substituição ao do Centro, cujo terreno foi pedido pela Prefeitura de Maricá para a construção do Centro Cultural Henfil.

As obras iniciarão na próxima semana com previsão de término de quatro meses.


----------------------------------------------------------------------------------------------------
Só espero que não esqueçam a acessibilidade no novo posto. Apesar de ser bem atendido no posto da Desembargador Lima Castro, seria bom não precisar da ajuda de funcionários para resolver assuntos simples como pegar minha CNH nova. O Setor de habilitação fica no segundo andar e o único acesso é por uma escada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário