Municípios selecionados pelo Ministério do Turismo receberão
recursos para divulgação. Entre as demais cidades do Rio escolhidas
estão Nova Friburgo e Teresópolis
Com atrativos diversificados, o Estado do Rio teve dez destinos
incluídos na lista de roteiros turísticos para a Copa do Mundo de 2014,
além da capital, uma das cidades-sede da competição. Entre os
indicados, que se encaixam em quase todos os segmentos - sol e praia,
ecoturismo, cultural, esporte e aventura, está Niterói.
Divulgada pelo Ministério do Turismo, a seleção tem 182 destinos em
municípios distantes até três horas por via terrestre ou até duas horas,
por via aérea, das 12 cidades-sede do Mundial: Rio de Janeiro, São
Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus,
Natal, Porto Alegre, Recife e Salvador.
As outras cidades divulgadas pelo Ministério do Turismo são
Guapimirim, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo (Região Serrana),
Arraial do Cabo e Búzios (Região dos Lagos), Angra dos Reis, Ilha Grande
e Paraty (Região Costa Verde).
O estudo mostra ainda em que tipo de segmento turístico cada
município se encaixa; quais os mais famosos ponto de visitação das
localidades e a distância entre eles e a cidade sede correspondente. Os
destinos do Rio se encaixam em quase todos os segmentos: sol e praia,
ecoturismo, cultural, esporte e aventura.
– O Governo do Estado já está fazendo a promoção dessas cidades em
feiras nacionais e internacionais. O objetivo é aproveitar o bom momento
do Rio para alavancar o turismo no inte-rior, aumentando o tempo de
permanência do visitante e, consequentemente, a renda gerada para o
estado – afirmou o secretário de Turismo, Ronald Ázaro.
Mais de 3 milhões de visitantes
A estimativa é que 600 mil estrangeiros e três milhões de brasileiros circulem pelo Brasil durante a Copa de 2014.
– Nossos estudos indicam que cada visitante de fora do País realizará
uma média de três viagens pelo Brasil durante o mês da Copa do Mundo.
Traçamos uma estratégia para intensificar o fluxo de deslocamentos,
beneficiando o maior número de municípios e distribuindo melhor a
geração de emprego e renda – disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
Os municípios selecionados terão preferência na destinação de
recursos e no destaque da promoção oficial. Entre campanhas e convênios,
o ministério estima investir R$ 70,5 milhões em 2012.
Para a promoção internacional do turismo brasileiro, a expectativa é que a Embratur tenha R$ 139 milhões.
Governo do Estado
Fonte: Jornal O Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário