terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Niterói está entre os dez destinos do Rio indicados para a Copa de 2014 | Jornal O Fluminense

Municípios selecionados pelo Ministério do Turismo receberão recursos para divulgação. Entre as demais cidades do Rio escolhidas estão Nova Friburgo e Teresópolis

Com atrativos diversificados, o Estado do Rio teve dez destinos incluídos na lista de roteiros turísticos para a Copa do Mundo de 2014, além da capital, uma das cidades-sede da competição.  Entre os indicados, que se encaixam em quase todos os segmentos - sol e praia, ecoturismo, cultural, esporte e aventura, está Niterói.
Divulgada pelo Ministério do Turismo, a seleção tem 182 destinos em municípios distantes até três horas por via terrestre ou até duas horas, por via aérea, das 12 cidades-sede do Mundial: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife e Salvador.
As outras cidades divulgadas pelo Ministério do Turismo são Guapimirim, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo (Região Serrana), Arraial do Cabo e Búzios (Região dos Lagos), Angra dos Reis, Ilha Grande e Paraty (Região Costa Verde).
O estudo mostra ainda em que tipo de segmento turístico cada município se encaixa; quais os mais famosos ponto de visitação das localidades e a distância entre eles e a cidade sede correspondente. Os destinos do Rio se encaixam em quase todos os segmentos: sol e praia, ecoturismo, cultural, esporte e aventura.
– O Governo do Estado já está fazendo a promoção dessas cidades em feiras nacionais e internacionais. O objetivo é aproveitar o bom momento do Rio para alavancar o turismo no inte-rior, aumentando o tempo de permanência do visitante e, consequentemente, a renda gerada para o estado – afirmou o secretário de Turismo, Ronald Ázaro.
Mais de 3 milhões de visitantes
A estimativa é que 600 mil estrangeiros e três milhões de brasileiros circulem pelo Brasil durante a Copa de 2014.
– Nossos estudos indicam que cada visitante de fora do País realizará uma média de três viagens pelo Brasil durante o mês da Copa do Mundo. Traçamos uma estratégia para intensificar o fluxo de deslocamentos, beneficiando o maior número de municípios e distribuindo melhor a geração de emprego e renda – disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
Os municípios selecionados terão preferência na destinação de recursos e no destaque da promoção oficial. Entre campanhas e convênios, o ministério estima investir R$ 70,5 milhões em 2012.
Para a promoção internacional do turismo brasileiro, a expectativa é que a Embratur tenha R$ 139 milhões.

Governo do Estado


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