sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Niterói e Rio fervilham com blocos de rua. Caia na festa do Carnaval | Jornal O Fluminense

  O bloco Vem Quem Não É Mandado, do Largo da Batalha, se concentra hoje, às 18 horas, na Rua Santa Engrácia, e promete arrstar muitos foliões em busca de alegria. Fotos: Divulgação

 Por: Dayana Resende 17/02/2012

Hoje, em Niterói, dois blocos ficarão no comando do trio. O Vem Quem Não É Mandado, do Largo da Batalha, que está em seu terceiro carnaval, e o Bloco Dominó, do Jardim Icaraí

Contagem regressiva para os quatro dias de folia do nosso calendário, que se antecipa e se estende com os tradicionais blocos de rua. Niterói, que iniciou sua programação no começo do mês, já esquentou os tamborins com Mancando de Ré, Empurra que Pega, Ingá Taí Direito, Banda de Santa Rosa e Banda do Ingá, mas ainda conta com um roteiro que só acaba no final de semana depois do Carnaval.
Os foliões niteroienses também marcam presença do outro lado da Ponte, nos mais de 400 blocos que circulam de uma ponta a outra da cidade, batizados por inusitados nomes. Alguns desses trajetos você pode conferir aqui, no roteiro da folia.
Hoje, em Niterói, dois blocos ficarão no comando do trio. O Vem Quem Não É Mandado, do Largo da Batalha, que está em seu terceiro carnaval, e o Bloco Dominó, do Jardim Icaraí, veterano que comemora 22 anos.
O primeiro deles, seguindo a linha dos nomes criativos, nasceu no mesmo dia de um dos idealizadores, Nilson Gomes Sant’Anna, que hoje é presidente do bloco. As pequenas rodas de samba entre amigos foram ganhando força e situações inusitadas, uma delas responsável pela escolha do nome: “Quando todos concordaram em montar um bloco, todas as esposas dos integrantes já tinham ido dormir. A única que ficou disse para o marido que ele só iria participar se ela deixasse. Aí você já viu, né? Diante à situação, o vice-presidente, Carlos Pequeno, não pensou duas vezes e batizou, na mesma hora, o bloco de ‘Vem Quem Não é Mandado’.”, conta, aos risos, o presidente Nilson.
Com a identidade formada, eles passaram de uma reunião íntima para um público que já chega a 5 mil foliões, número esperado para hoje, no Largo da Batalha. A concentração está marcada para as 18 horas, na Rua Santa Engrácia, e o desfile, que este ano vai homenagear o circo, começará às 22 horas, num percurso de 1 km. A escolha do tema foi em razão da redução desse tipo de espetáculo. Os personagens escolhidos para compor a “ala” são malabaristas que trabalham nos sinais de trânsito da cidade, em troca de algumas moedinhas. Mas, para a apresentação de hoje, os artistas, como podem ser chamados, desfilarão ao lado de estandartes com imagem de personalidades do circo, em troca de muita animação.
Aliás, com esse mesmo ingrediente, o Bloco Dominó coloca seus instrumentos, logo mais, nas ruas de Icaraí. Fruto de uma brincadeira entre amigos, no legendário Bar Cantinho do Dominó, no Jardim Icaraí, surgiu o Bloco Dominó, idealizado por Arthur, Vanderlei e Galo, como são conhecidos, e representados, hoje em dia, por Marcos Caridade e Arthur Barbosa. O jogo deu nome, também, ao time de futebol dessa galerinha. Entre o esporte e a criatividade aflorada, o que era amador se tornou tradição nos meses de fevereiro e se emancipou, levando para as ruas um dos maiores e mais animados blocos da cidade. As cerca de 600 pessoas que os acompanhavam, na década de 90, se multiplicaram ao longo dos carnavais e, hoje, se aglomeram num incansável grupo, que chega a quase 20 mil foliões. A brincadeira ganhou até camisa personalizada, que pode ser adquirida no próprio bar.
O Bloco Dominó vai se concentrar hoje, às 19 horas, na Rua Geraldo Martins, onde permanece até às 21 horas. Depois, segue pelas ruas do entorno, levando muito samba e samba-enredo, além de canções animadas de Tim Maia e Monobloco, sem perder a essência do principal ritmo do carnaval. O “desfile” vai durar até a meia-noite, quando o grupo encerra a festa, em respeito à vizinhança.
Foliões chegam de todo o País
Do outro lado da Baía, os foliões também não têm descanso. Entre os numerosos blocos que percorrem as ruas de Norte a Sul do Rio, está o Cordão do Bola Preta, tradicionalíssimo na cidade, nos seus 94 anos de existência. A experiência no assunto fez do Bola Preta um dos maiores blocos do mundo, com mais de dois milhões de carnavalescos indo ao encontro do trio, ao som de sua imortal marchinha, composta pelo saudoso Vicente Paiva.
Como é de praxe, o Bola Preta sai sempre aos sábados de Carnaval, com um público bem à caráter. Este ano, a concentração acontece às 10 horas, na Rua Evaristo da Veiga com a Treze de Maio, em frente ao Theatro Municipal, na Cinelândia, Centro do Rio.
A festa carioca é, também, de mineiros, capixabas, paulistas e de todos que buscam no estado a tradição do samba e das marchinhas: “Já passei carnaval no Rio duas vezes e pra mim é um dos melhores. Eles focam na tradição. É muito mais raiz e cultura”, elogia a estudante de biologia Laís Passaroto, de 22 anos, que mora em Juiz de Fora, Minas Gerais. “Fui no Espanta Neném, no início do mês. É maravilho! Gosto também do Bangalafumenga, Céu na Terra, Mulheres de Chico e,
em Niterói, gosto muito do Bloco do Dominó. É animadíssimo”, explica.

Para ela, seguir o trio não é suficiente, as fantasias também dão um toque especial à data: “Já me vesti de índia, pirata e hippie. As pessoas, além de bonitas, entram mesmo no clima. Elas vão porque realmente gostam, e não pra arrumar confusão, como acontece em muitos outros lugares”, completa.
Dona de uma mesma opinião, a economista Leíse de Oliveira, que é moradora de Niterói, acompanha a folia local desde 2007: “O Carnaval daqui é meio mágico. As pessoas ficam mais bonitas, alegres. É fantástico!”, avalia Laíse, que já sabe quais precauções tomar para curtir a festa sem preocupação: “Tanto Niterói quanto o Rio são lugares ideais para quem busca diversão sem altos custos, boa música, samba e marchinha. Mas o calor é forte, por isso bebo muita água e procuro usar sempre roupas leves”, recomenda.
Dia 17
Bloco Dominó
Jardim Icaraí
Concentração: Rua Cinco de Julho, às 18 horas.
Trajeto: segue a Geraldo Martins até a Avenida Sete de Setembro. Passa pela Roberto Silveira e volta pela Cinco de Julho.
Vem quem não é mandado
Largo da Batalha
Concentração/trajeto: Rua Santa Engrácia, às 18 horas.
Carmelitas
Santa Teresa
Concentração: Rua Dias de Barros, às 13 horas.
Trajeto: segue até o Largo do Cotovelo, Almirante Alexandrino até o Largo Guimarães.
Azeitona sem caroço
Leblon
Concentração: Rua Dias Ferreira, às 18 horas.
Trajeto: segue pela Venâncio Flores, Ataulfo de Paiva, Bartolomeu Mitre e volta para Dias Ferreira.
Concentra Mas Não sai
Laranjeiras
Concentração: Rua Ipyranga, às 18 horas (sem deslocamento).
Dia 18
Pauta Quente
Centro de Niterói
Concentração/trajeto: Rua José Clemente, às 17 horas.
Cordão do Bola Preta
Cinelândia
Concentração/trajeto: Rua Evaristo da Veiga com Rua Treze de Maio, em frente ao Teatro Municipal, às 10 horas.
Banda de Ipanema
Ipanema
Concentração: Rua Gomes Carneiro (entre a Vieira Souto e Prudente de Morais), às 15 horas.
Trajeto: segue a Rua Vieira Souto, entra na Joana Angélica, passa pela Visconde de Pirajá até a Praça Gal Osório.
Dia 19
Bangalafumenga
Jardim Botânico

Concentração/trajeto: Rua Jardim Botânico, entre a Rua Pacheco Leão e Praça Santos Dumont, às 9 horas.
Simpatia É Quase Amor
Ipanema
Concentração: Praça Gal Osório, às 15 horas.
Trajeto: segue pela Teixeira de Melo, Vieira Souto até a Henrique Dumont.
Dia 20
Cordão do Boitatá
Centro do Rio
Concentração: Rua 1º de Março, altura do trevo Tocantins, às 8 horas.
Trajeto: segue em direção à Praça XV, passa pela Assembleia, Rua Carmo até a Sete de Setembro, retornando à Praça XV, onde a festa continua com um baile no palco.
Céu na Terra
Santa Teresa
Concentração/trajeto: Rua Dias de Barros, às 16 horas.
Dia 21
Meu Bem, Volto Já
Copacabana
Concentração: Rua Princesa Isabel, às 15 horas.
Trajeto: segue pela Avenida Atlântica até a Praça Almirante Julio de Noronha.
Dia 25
Banda de Piratininga

Piratininga
Concentração/trajeto: Início da Praia de Piratininga (em frente ao Quiosque Maria da Toca), às 11 horas.
Bloco Sinfônica Ambulante
Icaraí
Concentração: Praça Getúlio Vargas, às 14 horas.
Trajeto: segue pela Praia de Icaraí.
Dia 26
Monobloco
Centro do Rio
Concentração: Presidente Vargas, esquina com a Avenida Rio Branco, às 8 horas.
Trajeto: segue até a Cinelândia.

Fonte: Jornal O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário