quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Hemocentro Niterói precisa de ainda mais doações de sangue | Jornal O Fluminense


 Por: Juliana Sampaio e Gustavo Lethier

Doações de sangue costumam cair até 70% no Carnaval, em contraste com a demanda que aumenta bastante por causa do número de acidentes no feriado

As doações de sangue costumam cair até 70% no Carnaval segundo pesquisa do Hemorio, em contraste com a demanda que aumenta bastante por causa do número de acidentes no feriado. E para piorar a situação, os postos já apresentam estoques baixos, por conta das festas de fim de ano e do período de férias escolares. Para reverter esse quadro, a instiuição lançou nesta semana a campanha "Vista a fantasia da solidaridade", e o Hemocentro de Niterói promete manter o funcionamento normal do pólo mesmo sofrendo com falta de funcionários.
Em Niterói não vai haver uma campanha especial para o Carnaval como no Hemorio neste ano, por falta de pessoal. Segundo a chefe do Hemocentro de Niterói, a doutora Olga Maria Diniz Pereira, o pólo consegue funcionar normalmente, mas para realizar campanhas precisa de mais funcionários. A prova do processo seletivo do Huap já foi aplicada e as convocações devem começar no mês de março.
“Com o movimento atual estamos conseguindo manter o Antônio Pedro. Mas no Carnaval já é esperada uma queda nas doações de sangue. Na semana antes do Carnaval, que as pessoas começam a viajar o movimento é ainda mais baixo”, comenta a Dra Olga.
As recomendações para quem deseja doar sangue são: estar bem de saúde, não estar fazendo uso de nenhum medicamento, ter dormido bem na noite anterior, não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 Kg. No dia da doação é necessário levar um documento original com foto.
“A demanda pode aumentar no Carnaval por causa de acidentes. Então quem puder vir e doar sangue é muito importante” ressalta a Dra Olga.
O Hemocentro de Niterói funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h na sede do Hospital Universitário Antônio Pedro, na  Rua Marquês de Paraná, n° 303, no Centro.
O processo completo de doação de sangue leva de 30 a 40 minutos entre cadastro, duas triagens e a coleta do sangue que dura de 10 a 15 minutos. Depois disso a pessoa recebe um lanche e fica em observação por alguns minutos para poder deixar a sede do Hemocentro.
Homens podem doar sangue a cada dois meses, já as mulheres a cada três.
O Hospital Universitário Antônio Pedro é o único hospital público em Niterói que faz coleta de sangue. Quando o estoque está bem abastecido, bolsas de sangue são doadas para outros hospitais da cidade, regularmente atendidos pelo Hemorio.
A campanha "Vista a fantasia da solidariedade", do Hemorio, está em sua  9ª edição e de forma descontraída tenta conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue nesse período festivo.
Para doar: A coleta de sangue no Hemorio é feita em todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, no horário das 7h às 18h. O Instituto fica na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio. Além disso, um ônibus é disponibilizado para coletas móveis, em eventos na rua. A próxima grande coleta será no próximo dia 15, na Cinelândia, onde estarão presentes artistas e baterias de escolas de samba.


*****************************************************************
Vamos ajudar pessoal!
Quem puder, DOE SANGUE... Você pode salvar uma vida ;)
Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário