sexta-feira, 9 de março de 2012

Aumento de tarifa nas barcas poderá sofrer nova revisão | Jornal O Fluminense



 Por: Flávia Tenente

Com a inclusão de novos valores no balanço financeiro da empresa , passagens podem ser recalculadas. Emenda aprovada quarta-feira, poderia reduzir custos para o consumidor

Com a derrubada na quarta-feira do veto do governador Sérgio Cabral que excluía do balanço financeiro da Barcas S/A os recursos que a concessionária arrecada com suas linhas seletivas, a tarifa do serviço poderá ser recalculada. Na emenda proposta pelo deputado federal Gilberto Palmares (PT) está prevista a inclusão dos ganhos com estacionamentos no centro de Niterói, em Charitas, na Praça XV e na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, bem como os da linha seletiva de Charitas, de lojas e de um restaurante de luxo ali instalado, na auditoria.
“A Barcas tem uma grande arrecadação com aluguel de estacionamento em Charitas, Niterói, Ilha, lojas, com um restaurante luxuoso, e isso rende receitas. Além disso, a linha seletiva de Charitas faz parte do mesmo contrato de concessão. Se o contrato é único, por que a linha mais lucrativa, construída toda com dinheiro público, ficaria de fora?” indagou Palmares.
Calcula-se que a linha Charitas-Praça XV transporte todo mês 120 mil usuários, com passagens a R$ 12.  A concessionária Barcas S/A informou, no entanto, que o contrato com o estado não prevê que essa arrecadação seja contabilizada como receita, e que o dinheiro do aluguel de lojas nos terminais e dos estacionamentos de Cocotá, Praça XV e Charitas já seria inserido no cálculo financeiro.
“Quando se incluem os verdadeiros valores arrecadados pela Barcas, temos como mostrar que não há o tal desequilíbrio econômico-financeiro que se alega. Conhecendo a realidade dos caixas da empresa, podemos consequentemente permitir uma redução da tarifa”, afirmou Gilberto Palmares.


Fonte: Jornal O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário