Os cinco candidatos a prefeito da cidade apresentaram suas propostas para de administração. Debate será transmitido pela TV O FLU, Canal 12 da operadora SIM
A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Niterói (OAB-Niterói), com apoio de O FLUMINENSE, da Rádio Fluminense AM e da TV O FLU, Canal 12 da operadora SIM, realizou nesta sexta-feira, um debate entre os candidatos à prefeitura do município. Dividido em cinco blocos, o debate teve perguntas formuladas por entidades da cidade e pela própria OAB sobre temas diversos como saúde, educação e segurança pública.
No primeiro bloco, os cinco candidatos fizeram suas considerações iniciais e apresentaram um pouco das suas candidaturas. Na segunda rodada, responderam a uma pergunta de O FLUMINENSE, sobre qual seria o primeiro ato de governo, caso fossem eleitos. Sérgio Zveiter (PSD) afirmou que irá “diminuir as secretarias para 30”, além de reduzir os cargos comissionados. Flavio Serafini (Psol) disse que irá “desfazer o cabide de empregos” da atual administração. Felipe Peixoto (PDT) afirmou que irá fazer uma ampla reforma na prefeitura, incluindo a extinção da Emusa e da NitTrans. Heitor Fernandes (PSTU) declarou que irá aprovar planos de cargos e salários e abrir concursos públicos. Já Rodrigo Neves (PT) disse que seu primeiro ato será reabrir a emergência do Getulinho.
No outro bloco, todos os candidatos responderam a uma pergunta feita pela OAB, sobre projetos para revitalização do Centro e depois a perguntas sorteadas. Heitor Fernandes foi questionado porque nenhum candidato defende a travessia metroviária para o Rio e o anel do metroviário do Leste. “Meu plano de governo prevê a construção do metrô, dos veículos leves sobre trilhos e do sistema hidroviário”, revelou.
Questionado sobre os planos da educação no município, Felipe Peixoto defendeu a implantação do ensino integral, a valorização dos professores e a ampliação do número de creches. “Tenho duas filhas e sei como é importante a educação nos primeiros anos de vida”, afirmou.
Flavio Serafini respondeu sobre os planos para agilizar a entrega das moradias destinadas aos desabrigados do Morro do Bumba. O candidato afirmou que irá mapear as áreas de riscos da cidade e os imóveis que não são utilizados: “Vamos mapear os imóveis públicos vazios e desapropriá-los para dar uma moradia digna a esses desabrigados”.
A pergunta dirigida a Sérgio Zveiter dava conta que na década de 70 e 80 vários loteamentos foram vendidos de forma parcelada, porém em contrapartida os proprietários teriam que ter doado espaço para construção de praças e escolas, o que não aconteceu. A pergunta era se o candidato iria retomar essas áreas. Zveiter afirmou que não sabia a legislação de cabeça, porém iria tomar providências, caso necessário. “Se as áreas foram ocupadas indevidamente, vamos retomá-las”, afirmou.
Rodrigo Neves respondeu qual seria o ato de coragem que tomaria para resolver a situação de risco nas ruas de Niterói. Ele disse que dobrará o efetivo da Guarda Municipal e criará um centro de comando de operações na cidade. “Quero integrar o município ao governo federal e estadual e devolver a tranquilidade ao niteroiense”, garantiu o candidato.
FONTE: Jornal O Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário